domingo, 18 de julho de 2010

“É taça na raça...” ESPANHA!




É galera, depois desse processo de “férias” que o blog passou, volto pra falar – muito atrasado – do desfecho da Copa do Mundo FIFA 2010.

É lógico que eu queria que o título dessa postagem terminasse com o nome do nosso país, mas infelizmente foi a “Fúria” (como é conhecida a seleção espanhola) que levantou a taça.

Agora analisemos: por que será que o Brasil não chegou nem ao menos nas semifinais?

A Seleção Brasileira seria capaz de conquistar o hexa desta vez? Sim e Não!

Sim! Porque temos diversos jogadores qualificados com capacidade de ter dado um show de bola nesta Copa.

Não! Pois nem todos estes jogadores foram convocados a disputar esta competição. O nosso ex-treinador utilizou basicamente o time que vinha jogando as eliminatórias e que foi campeão da Copa das Confederações. Teve um ótimo histórico de resultados, disso não discordo. Mas será que não faltava algo àquela seleção? Eu não deixaria Ronaldinho Gaúcho de fora desta copa, o cara não estava em fase ruim, vinha fazendo boas partidas pelo Milan e afinal, é craque. E o que dizer do “imperador” Adriano? Consideremos que ele não passava por uma boa fase no Flamengo, mas mesmo assim, num jogo de Copa do Mundo ele faria de tudo pra sair com um triunfo. Ganha todas na dividida e tem uma habilidade pra fazer gols de cabeça que poucos atacantes têm, poderia muito bem finalizar numa jogada de escanteio (o que o Brasil não aproveitou muito e acabou sofrendo por causa disso, Sneijder que o diga). Com certeza apresentaria um futebol bem melhor do que o mostrado em alguns minutinhos por Grafite - com todo respeito, é um grande atacante, mas não fez uma boa campanha na seleção.

Paulo Henrique Ganso daria muito mais criatividade àquele meio campo, na minha opinião deixaria Kaká no banco. Eu não convocaria Neymar, apesar das boas partidas que anda fazendo, acho que ele ainda é muito imaturo e poderia prejudicar o time sendo expulso de alguma partida. Mas em 2014, se o seu futebol continuar evoluindo será com certeza titular da seleção verde-amarela. Além disso, acho que Hernanes do São Paulo merecia uma vaga nesse time.

Enfim, Dunga fez muitas improvisações desnecessárias: colocando Daniel Alves no meio-campo, recuando muito Robinho, entre outras.

No meu ponto de vista, o 1º gol da Holanda no jogo foi falha de Júlio César. Eu não crucificaria Felipe Melo como muitos fizeram, todos viram que ele já estava “perdendo a cabeça” e o treinador demorou muito para substituí-lo, por conta disso ele foi expulso e o time ficou com um jogador a menos em campo.

Os "hermanos" comemoraram a derrota do Brasil por pouco tempo, no dia seguinte tomaram um verdadeiro “chocolate” da Alemanha, e também pegaram o avião de volta pra casa. Porém, todos puderam ver que após a derrota, o técnico Maradona entrou no campo e consolou todos os jogadores, diferente de Dunga (ou Zangado) que após o apito final do árbitro se dirigiu diretamente ao vestiário.

Com certeza o polvo Paul foi o destaque desta Copa. O molusco acertou todos os palpites, inclusive a derrota alemã para a Espanha e a vitória desta sobre a Holanda.

Mick Jagger com certeza foi o maior “pé-frio” de todos os tempos. O roqueiro compareceu nos jogos que eliminaram os EUA, Inglaterra, Brasil e Argentina. Quanto azar!

Numa Copa marcada pelos ruídos das vuvuzelas e pelas manobras da Jabulani, a Espanha conquistou o primeiro mundial da sua história. Em um jogo emocionante, o meia Iniesta fez o gol do título no 2º tempo da prorrogação. A Holanda continua amargando a fama de “cavalo paraguaio”, a seleção que nunca levantou a taça do mundial conseguiu seu terceiro título de vice-campeã.

Diego Forlán foi eleito o melhor jogador da Copa, o atacante levou o Uruguai às semifinais, mas infelizmente a seleção “Celeste” teve de se contentar com a quarta colocação no mundial (nem lá o Brasil chegou).

Enfim, a África do Sul mostrou que o povo do continente africano é bastante acolhedor e com muita festa sediou pela primeira vez esta grande competição que é a Copa do Mundo de Futebol. Mostrou sua cultura ao mundo e provou que o continente tem condições de abrigar eventos tão importantes, ninguém nunca mais vai esquecer as famosas vuvuzelas.

Mas é isso aí, bola pra frente, agora é pensar positivo, 2014 vem aí. Vamos fazer uma grande festa e mostrar ao mundo que aqui é o país do futebol!

Guilherme Neto

0 comentários:

Postar um comentário