sábado, 25 de setembro de 2010

Cotidiano IV - "Vote em mim que eu te conto"

Como todos nós sabemos, vivenciamos o período eleitoral. É nesta época que os candidatos mostram suas lindas caras com sorrisos sinceros, mostram na TV as ações que eles fazem todos os dias - como ir humildemente na favela, abraçar e dar um aperto de mão em todo o mundo - na tentativa de conquistar os votos dos eleitores. Cada eleição possui personagens destaques, neste ano uma leva de “famosos” resolveu concorrer a algum cargo político.

Ora, há muitos deputados, senadores, entre outros que só ficamos sabendo que ainda estão vivos, na época da eleição. Por este motivo, o político ideal tem que ser aquele bem famoso, que nos diverte ao aparecer na TV, no rádio, internet ou em qualquer outro veículo de comunicação.


Por que não eleger Tiritica? Como deputado federal ele iria representar muito bem o estado de São Paulo lá em Brasília. Seria muito bom, pois já que suas excelentes propostas seriam sempre aceitas, bastaria somente chantagear seus companheiros para aprová-las usando seu conhecido bordão: “senão eu vou morreeeer”. Precisamos de um deputado que possui um grau de instrução “lê e escreve” para elaborar projetos que melhorem a situação do país, aliás, não tem nada para melhorar, a propaganda do governo diz que o país está “às mil maravilhas”, por que logo eu iria duvidar?


O que falar então da Mulher Pêra? Com sua sensualidade e sua excelente formação acadêmica ela iria fazer sucesso na Câmara. A funkeira Tati Quebra Barraco seria destaque no Congresso Nacional, para defender suas propostas ela poderia causar muitas confusões (o que raramente ocorre por lá), assim como os ex-pugilistas Maguila e Popó.


Romário seria outro a dar um verdadeiro “show de bola” na Câmara, ainda mais estando acompanhado de Marcelinho Carioca, Vampeta e Bebeto Tetra, aí sim ficaria completo o “time de Lula”.


Aqui na Bahia, onde tudo “tá mudando pra melhor”, o saudoso Uziel Bueno colocaria todos os políticos corruptos “Na Mira”, com ele na Assembléia Legislativa o sistema - que, aliás, é muitíssimo organizado - ficaria bruto pra qualquer um.


Bom, há muitas outras figuras candidatas a algum cargo nestas eleições, por isso não irei ficar aqui perdendo tempo citando-as, já que qualquer uma delas sendo eleita traria diversos benefícios a quem a elege. Portanto, finalizo este miserável texto fazendo uma breve recomendação, que na verdade é uma fala usada pelo ilustríssimo candidato Tiririca na sua campanha: “O que faz um deputado federal? Na realidade não sei, mas vote em mim que eu te conto! Vote no Tiririca, pior do que tá não fica!”

Guilherme Neto

Cotidiano III - [Parte 2]

O século XXI chegou e com ele também chegaram as novidades do mundo dos videogames. Design, efeitos, sons, jogabilidade e diversos outros fatores influenciam nas vendas de games atualmente.

Os jogos para PC melhoraram bastante, saímos do Paciência para curtir as emoções do Counter-Strike, do FIFA, dos PES, Need For Speed e muitos jogos radicais. Com novas placas de vídeo, processadores e o aumento da capacidade das Memórias RAM, jogar no computador ficou muito mais divertido.




Depois do Play 1 e do Play 2, chega a nova atração da SONY. O Play 3 traz gráficos mais realistas além de possuir joysticks sem fio e capacidade de reproduzir filmes em Blu-Ray.


Concorrente direto do Play 3, o Xbox 360 é o xodó da Microsoft neste ramo. O console também opera com joysticks sem fio e possui HD de até 250GB.

Porém, o console que mais faz sucesso atualmente é o tataraneto do Super Nintendo, o fabuloso Wii. A sua interface é maravilhosa, você pode jogar boxe, por exemplo, golpeando o adversário virtual com o movimento das suas próprias mãos. Além disso, o Wii não tem só os jogos como novidade deste século, ele também vem sendo utilizado em várias clínicas de fisioterapia, ajudando na recuperação de muitas pessoas graças à sua maravilhosa interação com o usuário.


Vale lembrar que em todos estes é possível acessar internet e jogar online.

Guilherme Neto

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Carta ao Ócio

Certa noite pensei
Para onde vou, o que farei?
O mundo? Ah, o mundo gira
Porém, continuo a pensar
Para onde vou, o que farei?

O sertanejo leva a sua vida difícil
Trabalha abaixo de uma bola ardente
Luta pelo alimento dos seus garantidos
Mas, para onde vou, o que farei?

O professor leciona ao seu aprendiz
A água fica por aí vagando pelos rios
Os ponteiros trabalham vinte e quatro horas por dia
O gado vive a pastar
Para onde vou, o que farei?

A Lua vive parada como um poste
Pelo menos, estes dão luz a alguém
A árvore dá frutos
O pardal, a borboleta e até a mosca
Exploram o mundo além terra firme
Mas, para onde vou, o que farei?

Oh céus
Ah, gloriosa terra
Oh, querido mar com seus encantos
Para onde vou, o que farei?

 Guilherme Neto

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cotidiano - III [Parte 1]


Quem aqui não gosta de videogame?

Pois é, acho que são poucos os que não curtem um bom joguinho. Bem, neste post vou abordar os videogames antigos - aqueles que marcaram a infância de muita gente – e também citar as novidades deste badalado século XXI.

Vou começar por um clássico: o Mega Drive. Ah, este sim era o videogame. Passava dias e noites tentando “zerar” Sonic The Hedgehog (proeza para poucos, e que eu nunca consegui). Streets of Rage era o máximo, nunca casei de jogá-lo, era imbatível com o Axel. O que falar então de Golden Axe? Só se ouvia barulho de espadas na minha TV.

Super Mônaco GP para mim foi um dos melhores games de corrida do século XX. Só perdendo pro saudoso Mario Kart, e ai chego ao clássico dos clássicos: o velho e bom Super Nintendo.

Tem muita gente hoje que prefere o SNES (abreviatura de Super Nintendo Entertainment System) a um novo lançamento. Com certeza o Mario é o mais famoso personagem desse universo maravilhoso de games, até quem não gosta de videogame sabe quem é este bigodudo. Ele já apareceu em mais de 200 jogos, de gêneros variados: corrida, plataforma, esporte, luta, RPG, entre outros. Na maioria das vezes ele sempre tem a missão de salvar a Princesa Peach das garras do perverso Bowser.

O primeiro videogame a ser comercializado no mundo foi o Brown Box, da Magnavox. Porém o primeiro console lucrativo da história foi o Pong, da Atari.
O Atari 2600 foi o videogame que marcou a história dos consoles, sendo lançado em 1977 nos EUA e fazendo muito sucesso no Brasil na década de 80, ficando na memória de muitos até hoje.

Outro console que marcou minha vida foi o PS One, o popular “Play 1”. Toda semana eu comprava um game novo. Passava horas jogando aquele futebol – que na época o design gráfico era esplêndido.

O uso de CDs foi um diferencial do Play 1, já que nos consoles antigos os jogos vinham em cartuchos. O uso do Memory Card também foi um grande avanço, podendo salvar dados dos jogos e depois continuar de onde havia parado. Esta ideia já existia nos videogames um pouco mais antigos que o Play 1, só que os dados eram armazenados dentro de um chip dos próprios cartuchos dos games.

Enfim, os videogames do século XX eram maravilhosos, até hoje tem muita gente que ainda joga. Seja pelo próprio console, seja por emuladores no computador (é o meu caso).


Tá pensando que acabou? Ainda não. Em breve a segunda parte desse Cotidiano – III. Estamos só dando um PAUSE nisso aqui.

Guilherme Neto

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Lançado o Blog TG.doc!



Olá galera, vim aqui para informar que já foi lançado o blog do Grupo TG.doc.

O endereço é o seguinte: http://tgdoc.blogspot.com

Lá vocês poderão conhecer melhor o grupo e cada um dos integrantes. Além disso, o blog será periodicamente atualizado com textos muito interessantes e notícias relacionadas (ou não) ao tema central do projeto.
Vale a pena conferir!

Guilherme Neto

sábado, 31 de julho de 2010

TG.doc – Uma nova visão


Olá galera! Depois deste tempinho sem postar, venho aqui para divulgar o “TG.doc”.

O que seria “TG.doc”? Um novo antivírus? Uma banda?
Bem, este é um grupo formado por amigos, alunos do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que está desenvolvendo um projeto muito interessante: um documentário.

O que aborda este documentário?
Engloba temas específicos inter-relacionados, dentre os quais posso citar: expansão dos sistemas de comunicação, os avanços tecnológicos e os impactos ambientais causados por estes.

Qual a meta deste grupo?
O objetivo do “TG.doc” é expor à população os benefícios e os malefícios causados pelo processo de globalização nas últimas décadas. Mostrar o quanto a sociedade evoluiu, o que ainda pode ser alcançado e o que precisa ser melhorado.

Quando você poderá ter o privilégio de assistir esta ideia?
O grupo estima que antes do final deste ano o documentário esteja sendo lançado. O vídeo não será editado em estúdios, os próprios integrantes do grupo irão produzi-lo.
Ainda esta semana, o blog do grupo será ativado para que todos possam conhecer melhor o “TG.doc” e acompanhar a produção do documentário.

Siga o “TG.doc” no Twitter: @doc_tecnologia

Obs.: Eu sou um integrante do grupo.


Guilherme Neto

domingo, 18 de julho de 2010

Pergunte ao Polvo

Criado por Bruno Barreto e com design desenvolvido por Fábio Bueno, este site é um simulador baseado no agora famoso polvo Paul que acertou todos os palpites para os jogos da Alemanha na Copa do Mundo FIFA 2010.
Basta preencher as lacunas e clicar em 'adivinhar' e o polvo dá o seu palpite.
Vale a pena conferir!

Clique neste link para ser direcionado ao site: http://pergunteaopolvo.com.br/index.php
  
Guilherme Neto

“É taça na raça...” ESPANHA!




É galera, depois desse processo de “férias” que o blog passou, volto pra falar – muito atrasado – do desfecho da Copa do Mundo FIFA 2010.

É lógico que eu queria que o título dessa postagem terminasse com o nome do nosso país, mas infelizmente foi a “Fúria” (como é conhecida a seleção espanhola) que levantou a taça.

Agora analisemos: por que será que o Brasil não chegou nem ao menos nas semifinais?

A Seleção Brasileira seria capaz de conquistar o hexa desta vez? Sim e Não!

Sim! Porque temos diversos jogadores qualificados com capacidade de ter dado um show de bola nesta Copa.

Não! Pois nem todos estes jogadores foram convocados a disputar esta competição. O nosso ex-treinador utilizou basicamente o time que vinha jogando as eliminatórias e que foi campeão da Copa das Confederações. Teve um ótimo histórico de resultados, disso não discordo. Mas será que não faltava algo àquela seleção? Eu não deixaria Ronaldinho Gaúcho de fora desta copa, o cara não estava em fase ruim, vinha fazendo boas partidas pelo Milan e afinal, é craque. E o que dizer do “imperador” Adriano? Consideremos que ele não passava por uma boa fase no Flamengo, mas mesmo assim, num jogo de Copa do Mundo ele faria de tudo pra sair com um triunfo. Ganha todas na dividida e tem uma habilidade pra fazer gols de cabeça que poucos atacantes têm, poderia muito bem finalizar numa jogada de escanteio (o que o Brasil não aproveitou muito e acabou sofrendo por causa disso, Sneijder que o diga). Com certeza apresentaria um futebol bem melhor do que o mostrado em alguns minutinhos por Grafite - com todo respeito, é um grande atacante, mas não fez uma boa campanha na seleção.

Paulo Henrique Ganso daria muito mais criatividade àquele meio campo, na minha opinião deixaria Kaká no banco. Eu não convocaria Neymar, apesar das boas partidas que anda fazendo, acho que ele ainda é muito imaturo e poderia prejudicar o time sendo expulso de alguma partida. Mas em 2014, se o seu futebol continuar evoluindo será com certeza titular da seleção verde-amarela. Além disso, acho que Hernanes do São Paulo merecia uma vaga nesse time.

Enfim, Dunga fez muitas improvisações desnecessárias: colocando Daniel Alves no meio-campo, recuando muito Robinho, entre outras.

No meu ponto de vista, o 1º gol da Holanda no jogo foi falha de Júlio César. Eu não crucificaria Felipe Melo como muitos fizeram, todos viram que ele já estava “perdendo a cabeça” e o treinador demorou muito para substituí-lo, por conta disso ele foi expulso e o time ficou com um jogador a menos em campo.

Os "hermanos" comemoraram a derrota do Brasil por pouco tempo, no dia seguinte tomaram um verdadeiro “chocolate” da Alemanha, e também pegaram o avião de volta pra casa. Porém, todos puderam ver que após a derrota, o técnico Maradona entrou no campo e consolou todos os jogadores, diferente de Dunga (ou Zangado) que após o apito final do árbitro se dirigiu diretamente ao vestiário.

Com certeza o polvo Paul foi o destaque desta Copa. O molusco acertou todos os palpites, inclusive a derrota alemã para a Espanha e a vitória desta sobre a Holanda.

Mick Jagger com certeza foi o maior “pé-frio” de todos os tempos. O roqueiro compareceu nos jogos que eliminaram os EUA, Inglaterra, Brasil e Argentina. Quanto azar!

Numa Copa marcada pelos ruídos das vuvuzelas e pelas manobras da Jabulani, a Espanha conquistou o primeiro mundial da sua história. Em um jogo emocionante, o meia Iniesta fez o gol do título no 2º tempo da prorrogação. A Holanda continua amargando a fama de “cavalo paraguaio”, a seleção que nunca levantou a taça do mundial conseguiu seu terceiro título de vice-campeã.

Diego Forlán foi eleito o melhor jogador da Copa, o atacante levou o Uruguai às semifinais, mas infelizmente a seleção “Celeste” teve de se contentar com a quarta colocação no mundial (nem lá o Brasil chegou).

Enfim, a África do Sul mostrou que o povo do continente africano é bastante acolhedor e com muita festa sediou pela primeira vez esta grande competição que é a Copa do Mundo de Futebol. Mostrou sua cultura ao mundo e provou que o continente tem condições de abrigar eventos tão importantes, ninguém nunca mais vai esquecer as famosas vuvuzelas.

Mas é isso aí, bola pra frente, agora é pensar positivo, 2014 vem aí. Vamos fazer uma grande festa e mostrar ao mundo que aqui é o país do futebol!

Guilherme Neto

sábado, 10 de julho de 2010

Cinema & Literatura - Em Breve

O BEM AMADO

Dirigido por Guel Arraes e contando com um grande elenco, o filme tem estréia marcada para 23 de julho.

Odorico Paraguaçu (Marco Nanini) é o prefeito da cidade de Sucupira. Pilantra, ele tem uma plataforma de campanha: construir um cemitério na cidade. O problema é que, após a construção, ninguém morre para inaugurar o local...

 


TRAILER: http://www.youtube.com/watch?v=wVappeMoohE&feature=player_embedded#!

sábado, 19 de junho de 2010

Festas Juninas

É galera, chegamos à metade do ano, parece que os dias passaram voando. Já passou o Carnaval, a Páscoa e agora estamos partindo para o São João.

A festa mais animada do Nordeste leva o povo da capital para o interior dos estados. Aqui na Bahia, podemos destacar cidades como Cachoeira, Maragojipe, Cruz das Almas, Amargosa, e muitas outras. Festa é o que não falta nesses lugares.

No interior, o São João é agitado com muito forró, quadrilhas juninas, comidas típicas e, é claro, muita alegria.

Neste ano de Copa do Mundo a felicidade é em dobro. Quem não gostar de torcer pela nossa seleção junto com a família? Ainda mais comendo um bom milho cozido (ou assado), amendoim, canjica, pamonha, e muitos outros aperitivos.

As agências de viagens lucram muito neste período, oferecendo pacotes com bons preços e diversas opções de destino.

É nessa época que o mercado de fogos de artifício tem seu auge, desde os “traques” até os “rojões”. É muito bom fazer uma festa bonita, mas todo cuidado é pouco, é neste período, também, que cresce bastante o número de casos de queimadura em todos os hospitais.

Este recesso (somente na região Nordeste do país) serve para relaxar, esquecer o estresse do dia-a-dia, ficar mais próximo da família, viajar, se divertir...

E claro que não posso deixar de aproveitar, por isso vou ficar sem postar durante todo este período – vou viajar e curtir meu São João, hehehe :P. Mas em meados de julho o blog estará repleto de novidades,também vou tirar este tempo para elaborar novos textos (meu hobby).

Enfim, Boas Festas a todos, divirtam-se bastante... e até o mês que vem!


Guilherme Neto

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pré-candidatos à Presidência aderem ao Twitter


Os pré-candidatos José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva apostam na rede Twitter para expor suas propostas e conseguir votos.
Segundo dados da empresa E. Life, a pedido do portal G1, posts relacionados a Dilma Rousseff (PT) atingiram quase 1.747.000 twitteiros no período avaliado (25 a 31 de maio).Mensagens sobre José Serra (PSDB) chegaram 1.580.000 usuários, enquanto aquelas sobre Marina Silva (PV) chegaram a 1.630.000.
Ainda a pedido do G1, o Ibope Mídia apurou que mais de 10 mil post citaram diretamente os perfis dos candidatos na rede: @joseserra_, @dilmabr e @silva_marina.




Guilherme Neto


sábado, 29 de maio de 2010

Cotidiano - II


Atualmente há várias versões sobre a origem do universo, sobre a origem do homem, sobre a existência de vida fora da Terra, entre outros temas relacionados. Há um confronto de teorias entre as religiões e a ciência, mas o que você pensa sobre estes assuntos?


As religiões afirmam que o universo e todos que estão nele foram criados por um ser superior e espiritual, Deus. Já a ciência diz que o mundo foi um resultado de uma explosão chamada “Big Bang”, e que o homem é derivado de várias evoluções, e que temos ancestrais comuns com os macacos.


A Bíblia não cita a existência de vida em outros planetas além da Terra, mas há várias teorias que afirmam haver formas de vida extraterrestres.


As escrituras contidas na Bíblia foram feitas há milênios atrás. Moisés, escritor de Gênesis e de outros livros da Bíblia, viveu milhares de anos antes de Cristo.


Ora, se o Universo nasceu de uma explosão, o que causou esta? Se o homem é resultado de uma evolução, porque nenhuma escritura cita que as características físicas do homem foram se alterando ao longo do tempo? Por que não evoluímos mais?


Se você está pensando que eu creio na versão bíblica, você está correto. Eu creio que existe um Deus, Criador de tudo que existe. E se você olhar à sua volta e parar para refletir, deverá chegar a uma opinião a respeito deste assunto. Será que a natureza, tão bela, nasceu por acaso?


Agora, você deve se perguntar: “Se Deus existe, e ele é um ser maravilhoso, por que existe tanta maldade e sofrimento hoje?”


Eu aconselho ler a Bíblia, pois como já relatei anteriormente as Escrituras Sagradas existem há milhares de anos. A Bíblia é harmoniosa e exata, seus livros foram escritos em épocas diferentes e há várias profecias que se cumpriram milhares de anos depois de serem feitas. Jesus Cristo, o Filho de Deus, quando esteve na Terra em forma de homem, predisse que haveria guerras, terremotos, fome e epidemias nos últimos dias (Mateus 24:7; Lucas 21:11).


Outra questão discutida é o fim do mundo. Muitos estudiosos afirmam que a humanidade será destruída quando houver uma colisão com algum asteróide, ou quando o Sol deixar de existir. A Bíblia diz que haverá o dia em que Deus irá acabar com a maldade, a morte e o sofrimento na Terra e irá vir o Reino de Deus, onde haverá vida eterna para todos os humanos. Os últimos dias antes do Reino serão caracterizados pelas profecias de Jesus citadas no parágrafo anterior. A Bíblia ainda diz que não são todos que entrarão no Reino, mas “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre” (Salmo 37:29).


Caro leitor, pare para refletir, pesquise, tire suas dúvidas, não fique “em cima do muro” em relação a muitos assuntos do dia a dia.


Como diz o nosso lema: “Para que ficar no básico, se podemos ser avançados?”

Guilherme Neto

Cotidiano - I


Olá galera! Fiquei um tempinho sem postar devido a ocupações aê... mas agora estou de volta, e agora o blog ganha mais uma novidade: o Cotidiano, onde estarei mostrando a vocês minhas dissertações do dia a dia.
Vamos começar pelo tema que eu mais gosto: o futebol.
Como todos sabem, sou Vitória e me orgulho disto, e não somente como torcedor rubro-negro, mas como torcedor do futebol nordestino tenho vergonha de boa parte da imprensa esportiva nacional dos dias de hoje. Tudo bem que times do sudeste e do sul possuem grande torcida no país, mas acho que boa parte dos programas esportivos de hoje (isso inclui também os sites) chegam a esquecer que o futebol brasileiro não se limita ao sul e sudeste. Podem dizer que estes times são considerados “grandes” hoje porque possuem maiores patrocinadores, mais torcedores e principalmente maiores conquistas. Mas aí eu cito uma questão: como times nordestinos, por exemplo, irão, nos dias de hoje conseguir ganhar um Campeonato Brasileiro ou chegar a uma Libertadores, uma vez que a mídia parece esquecer que estes clubes existem?
Ora, há programas esportivos de TV atualmente em que 90% do seu tempo de duração é focado para falar dos clubes paulistas, cariocas e gaúchos. Times como Goiás, Vitória, Sport, Bahia, entre outros, só são lembrados quando empatam ou vencem estes times “grandes”. O Atlético-GO, por exemplo, chegou às semifinais da Copa do Brasil (onde times como Vasco, Botafogo e Palmeiras não chegaram), mas este time é considerado um mero figurante e candidato a rebaixamento da série A deste ano. O Vitória é finalista da Copa do Brasil, o segundo jogo da decisão será no Barradão, mas o Santos já é considerado campeão por muitos. Como é que estes times irão ter um reconhecimento nacional digno, se a mídia insiste em nos mostrar o tempo inteiro os times do sul-sudeste?
Em 2008 o Corinthians disputou a série B, e no ano passado foi a vez do Vasco da Gama. Este torneio passou a ser bastante valorizado pela imprensa. Em 2008, em certos programas de TV, não se falava em outra coisa a não ser o Corinthians, desde a mais nova contratação até o projeto pra 2050 deste clube. Este ano a popularidade da série B está “às moscas” se comparada à dos dois anos anteriores.
Naquele ano de série B, o Corinthians recebia enormes quantias anuais, provenientes de patrocinadores, cotas de TV, etc. Clubes da série A, como o Vitória, Sport e Naútico, não recebiam nem um terço daquela quantia.

Porém, nem tudo está perdido, felizmente há vários profissionais que se dedicam a promover os nossos times nordestinos e também os do Centro-Oeste e os do Norte, como o Paysandu que já viveu grandes momentos em sua história e hoje amarga na série C do brasileirão. Se não fossem estes profissionais, muitos times hoje estariam praticamente extintos.



Guilherme Neto

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cinema & Literatura - Em Cartaz

Homem de Ferro 2

No longa, o mundo já sabe que o inventor bilionário Tony Stark (Robert Downey Jr.) é o super-herói blindado Homem de Ferro. Sofrendo pressão do governo, da mídia e do público para compartilhar sua tecnologia com as forças armadas, Tony reluta em divulgar os segredos por trás da armadura do Homem de Ferro, temendo que as informações caiam em mãos erradas.
 
Ação - 124 min. - 12 Anos 
A Hora do Pesadelo

Freddy Krueger está de volta em A Hora do Pesadelo, uma reedição contemporânea do clássico do terror. Um grupo de adolescentes suburbanos compartilha um vínculo: todos estão sendo perseguidos por Freddy Krueger, um assassino horrivelmente desfigurado que os caça durante seus sonhos. Quando acordados, eles se protegem uns aos outros… mas quando estão dormindo, não há escapatória.

Terror - 16 anos - 98 min.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A banda larga no Brasil hoje - por Douglas Ciriaco


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35% da população brasileira teve acesso à internet no final de 2008. Transformando em números exatos, isso significa que 56 milhões de brasileiros utilizavam a rede mundial de computadores.
Em 2009, o Ibope apontou um crescimento de 8,2% e, ao todo, 67,5 milhões de brasileiros foram considerados digitalmente incluídos, acessando a web regularmente de casa, do trabalho, da escola, de lan houses ou de bibliotecas.
Banda larga no Brasil
Apesar do crescente número de "brazucas" conectados, que em 2005 eram cerca de 1 milhão de residências, nossa realidade ainda deixa muito a desejar. Contudo, previsões apontam que a conexão via banda larga deve chegar a um número maior de brasileiros ainda neste ano.
Tratando do número de assinaturas de internet banda larga, ou seja, número de residências que possuíam a conexão, no final de 2009 eram 10,2 milhões a uma taxa média de R$ 96 de acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e o Comitê Gestor da Internet (CGI).

O caso da região Norte
Se há crescimento de acesso, logo deve haver aumenta da cobertura, certo? Mais ou menos. Se tomarmos como exemplo a região Norte do Brasil, verificamos uma realidade totalmente diferente das demais: de acordo com os deputados federais Marcelo Serafim (PSB-AM) e Janete Capiberibe (PSB-AP), dos 62 municípios do estado do Amazonas, apenas a capital Manaus tem cobertura completa de banda larga e celular.
Os parlamentares propuseram um debate pela maior atenção à região, na Câmara dos Deputados, na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Regional. Do encontro, saiu a previsão de um representante do Ministério das Comunicações de que até o final de 2010, todos os municípios da região norte tenham cobertura para conexões banda larga.
Apesar de Manaus ser a única cidade completamente coberta por sinal de ADSL, o preço deixa muita gente fora da web. Isso porque uma conexão de 600 Kbps, maior velocidade disponível na região e oferecida pela operadora Oi, custa nada mais nada menos de que R$ 429,90, valor bem acima dos R$ 35 reais propostos pelo governo federal em seu plano de universalização da banda larga no Brasil.
 Texto elaborado por Douglas Ciriaco - site Baixaki


Guilherme Neto 

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Estaduais 2010

 Foto: Francisco Galvão

No Campeonato Baiano, o atual tricampeão Vitória bateu o rival Bahia pelo placar de 1x0 no Estádio de Pituaçu. 
Com uma boa atuação, o time pressionou o tempo todo, mas o gol só saiu no fim do segundo tempo. Aos 34 minutos, Júnior chutou forte de dentro da área, sem chances para o goleiro Fernando.
O jogo de volta acontece no próximo domingo, dia 2 de maio, no Barradão. O Leão pode perder por até 1 gol de diferença que mesmo assim conquista o tetracampeonato.
O Bahia precisa vencer por pelo menos 2 gols de diferença para quebrar o tabu de 9 anos sem ganhar um título estadual.
Foto: Francisco Galvão
No Paulistão, o Santos bateu o Santo André de virada, por 3x2 no Pacaembu. Com gols de André aos 13' do segundo tempo, e Wesley aos 16' e 24', os "Meninos da Vila" agora têm a vantagem de perder por até um gol de diferença, que mesmo assim levanta o caneco no domingo. O Santo André marcou aos 34' do 1º tempo, com Bruno César, e Rodriguinho aos 37' do 2º tempo, e agora precisa fazer pelo menos dois gols a mais que o Peixe na Vila para ser Campeão Paulista de 2010.

No mineiro, o Atlético-MG venceu o Ipatinga por 3x2, também de virada. E também tem a vantagem de perder por 1 gol de diferença, que mesmo assim é campeão.

Em Pernambuco, o atual tetracampeão Sport venceu facilmente o Central pelo placar de 3x0 no primeiro jogo das semifinais.
O Náutico empatou sem gols com o rival Santa Cruz. Mais um empate sem gols, a decisão vai para os pênaltis. Empate com gols, ou derrota, classifica o Santa.

No Gauchão, o Grêmio venceu o rival Inter por 2x0 e abre vantagem para o segundo jogo da final.

"VI-TÓ-RIAAAA" - RUMO AO TETRA

Guilherme Neto

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dilma Rousseff diz que Meio Ambiente é uma ameaça

Discurso realizado no ano passado, na Conferência do Clima em Copenhague.


Acorda Brasil!!!

Guilherme Neto

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Campeonatos Estaduais 2010

É galera, já estamos no fim dos estaduais, e inclusive alguns deles já terminaram, é o caso do Paranaense e do Carioca.

No Paraná, o Coritiba sagrou-se campeão após vencer o maior rival Atlético-PR pelo placar de 2x0. 
O time de Ney Franco marcou o primeiro gol com Marcos Aurélio, aos 5 minutos do segundo tempo. E Geraldo fechou o placar aos 29. Coritiba Campeão Paranaense de 2010.

No Rio de Janeiro, o Botafogo foi campeão após bater o Flamengo por 2x1. O argentino Herrera,aos 23 minutos, cobrando penalty, abriu o placar para o Botafogo. O empate do Flamengo veio aos 45', com Vágner Love.
Nos 27' do segundo tempo, Loco Abreu cobrou penalty com perfeição, e fez o segundo gol do Botafogo.
Pouco tempo depois, penalty a favor do Flamengo. Adriano bateu, mas Jeferson fez bela defesa.
Final de jogo, Botafogo 2 x 1 Flamengo. Botafogo Campeão Carioca, sem finais, já que havia ganho o também o 1º turno do campeonato.

No Paulistão, o Santos venceu o São Paulo mais uma vez. Com gols de Neymar (15' e 17') e Paulo Henrique Ganso (45') no segundo tempo.
O "Peixe" enfrentará o Santo André na final, e tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais, uma vez que teve melhor campanha que o "Ramalhão".
Foto: Romildo de Jesus
No Campeonato Baiano, o Bahia da capital empatou em 1x1 com o Bahia de Feira. Vágner fez 1x0 a favor do tricolor de Salvador, aos 30' do primeiro tempo. Quando o jogo já estava no fim, e parecia que o Bahia sairia com a vitória, Nem comete penalty. João Neto cobra e empata o jogo. Mesmo com o empate, o Bahia se classifica para a final (já que tinha melhor campanha) e enfrenta o maior rival Vitória.
 Foto: Francisco Galvão

O Vitória começou perdendo por 1x0 para o Camaçari, com gol de Murilo aos 46' do primeiro tempo.
O segundo tempo iniciou com o rubro-negro pressionando bastante. Mas o gol de empate só saiu aos 37'. Num chute de fora da área de Renato, o goleiro Marcelo deu rebote e o artilheiro Júnior marcou seu 14º gol com a camisa do leão. O primeiro jogo da final será dia 25/04, no estádio de Pituaçu e o segundo BaxVi será dia 02/04, no Barradão.
Guilherme Neto

sábado, 17 de abril de 2010

Qual é a melhor TV atualmente?

Nestes tempos, com os vários tipos de tecnologia você com certeza deve estar querendo saber qual é o melhor tipo de TV para comprar. Neste tópico iremos mostrar os 4 tipos de TV mais modernos atualmente, e após ler este tópico, você deverá ter uma opinião formada sobre qual TV comprar.

Primeiro vamos falar sobre a TV de Plasma:
Tecnologia, evolução, construção
Tela formada por células com gás em seu interior, montadas entre duas partes de vidro, que emitem ondas eletromagnéticas quando excitadas pela corrente elétrica. O gás então ionizado pela presença da corrente elétrica se transforma em plasma, emitindo luz.
O brilho da tela é reforçado pela presença de uma camada de fósforos que brilham, excitados pelo plasma.

Vantagens
- Emissão de luz pelas células da tela, proporcionando melhor brilho, contraste e resolução
- Cenas escuras, com corte de luz
- Melhor ângulo de visão
- Melhor uniformidade da luz em todas as partes da tela
Desvantagens
- Maior índice de desgaste e defeito, devido às fontes para excitar as células
- Maior emissão eletromagnética – luz ultra-violeta
- Aparelho com maior profundidade e mais pesado
- Dificuldade de montagem de telas menores do que 40”

LCD:
Tecnologia, evolução, construção
LCD – (Liquid Crystal Display) – é uma tecnologia onde a tela funciona como um anteparo que controla a passagem da luz, para formar a imagem. No TV de LCD, existe uma iluminação traseira (back light) atrás da tela de cristal liquido, feita por uma lâmpada tipo fluorescente.
 TV LCD
Conforme o controle eletrônico (corrente elétrica) os pontos brilham ou não, ou seja, a imagem é formada pela permissividade ou não de passagem da luz emitida por trás. Sem corrente elétrica, o cristal liquido é transparente. Na presença da corrente, ele se torna opaco. 
Vantagens
- Baixo consumo de energia
- Melhor eficiência comparando-se com os antigos televisores de tubos (CRT)
- Menor desgaste da tela (Display)
- Custo de manutenção menor do que os de plasma e CRT
- Melhor geometria, Tela fina e leve 
Desvantagens
- Baixa resolução principalmente em vídeo composto analógico (TV a cabo)
- Ângulo de visão reduzido
- Iluminação mínima constante das partes pretas, reduzindo o contraste
- Falta de uniformidade da luz traseira provocando deformação da imagem

LCD de LED (Led TV):
Tecnologia, evolução, construção
É o mesmo TV de LCD, com uma modificação importante: a iluminação traseira, que no LCD convencional é feita por lâmpadas; no TV com LED, é feita por um painel de diodos emissores de luz, montado atrás do display de cristal Liquido. A tela é a mesma do TV LCD. 
Vantagens
- Permanece com Baixo consumo de energia
- Maior uniformidade da luz traseira
- Melhor resolução em vídeo componente e HDMI
- Profundidade ainda mais reduzida – os Leds ocupam menor espaço do que as lâmpadas (back light)
Desvantagem
- Também apresenta baixa resolução em vídeo composto analógico
- Como é uma tecnologia nova, o custo ainda está muito alto

OLED:

Tecnologia, evolução, construção
Tela feita por polímeros, com material tipo orgânico, com emissão de luz própria. Pode-se fazer uma analogia com o vaga-lume, cujo estudo deu vida a essa tecnologia. Sistema ainda adotado somente pela Sony.

Vantagens
- Emissão e corte de luz pelas próprias células da tela. Não necessita de backlight adicional
- Melhor brilho e contraste
- Melhor ângulo de visão
- Tela fina e flexível   
- Maior resolução
- Baixíssimo consumo 
Desvantagens
- Custo ainda muito alto.
- As telas ainda são reduzidas, não chegando a 40”.
- A durabilidade da tela ainda é baixa e depende da evolução dos processos de fabricação.


"Até 40 polegadas, sem sombra de dúvida, hoje a LCD é a melhor escolha. Você consegue ver os detalhes mais pequenos das cenas: aquele jogador correndo, o suor correndo", explica o técnico eletrônico, Alberto Luiz Barckert em entrevista ao Jornal Hoje. Já quem pensa em comprar TV´s gigantes. "Acima de 46 polegadas, a plasma ainda reina soberana. Uma qualidade de imagem assim incontestável". 

A Led TV e a OLED são ótimas opções, mas o preço dessas TVs ainda estão altos.



Guilherme Neto